segunda-feira, 12 de abril de 2010

Feira do Livro

Tenho que me retratar. Há pouco tempo deixei um comentário no Twitter meio que ironizando a Feira do Livro de Joinville (SC), promovida agora, no mês de abril. Não acreditava nela. Achei que seria mais um daqueles eventos “engana bobo” que as prefeituras por aqui gostam (ou gostavam) de promover.

Explico: faz alguns anos visitei uma dita feira do livro na cidade, no mesmo lugar da atual, e o que encontrei foram exposições de sobras de livros – aqueles que ninguém compra, ou pela baixa qualidade do conteúdo, ou por falta de divulgação, ou por serem segmentados demais e distantes da realidade do povo mais simples, ou por tudo isso junto e mais alguma coisa. Na verdade, vi mais de uma edição nesse estilo e perdi a fé na capacidade de promover a cultura do(s) governo(s) desta cidade.

Como falar é fácil e assumir um fato como verdade absoluta mais ainda, este final de semana decidi ver esta edição da Feira de perto, o que se mostrou uma ótima decisão. O que vi foram diversos estandes, com livros para todos os públicos – dos best sellers aos técnicos, passando por boas coleções de livros infantis (além das promoções e descontos nos estandes - quem não gosta de pagar menos?). Fora isso, havia o bate-papo com escritores, teatro para as crianças, tudo em tendas montadas na praça, próximo ao terminal de ônibus central, facilitando e muito o acesso para quem depende dos ônibus urbanos.

Claro, esse foi o ponto de vista de uma visitante, num sábado tranqüilo e descompromissado. Espero que a organização, que pareceu tão boa para quem vê de fora, tenha surtido o mesmo impacto em quem está lá dentro promovendo seu negócio. Afinal, queremos todos de volta ano que vem, e que seu exemplo traga ainda mais estandes para a Feira, com a variedade e qualidade que a maior cidade de Santa Catarina merece.

Nenhum comentário: