terça-feira, 13 de abril de 2010

Conselho

Você vai precisar de coragem. Anote aí, bem fundo, deixe impresso na alma. E não é daquela suposta coragem dos filmes de ação, regida a socos e pontapés, que melhor se pode chamar de brutalidade. Talvez um dia você precise da brutalidade, mas isso é só um talvez bem pequenininho. Do que você vai precisar mesmo é de coragem para dizer não para quem ama, quando queria tanto dizer sim. Coragem para ser julgado, rejeitado e absurdamente mal interpretado.

Também vai precisar perder o medo de dizer sim quando a oportunidade chegar. Ela pode acontecer uma única vez em sua vida. E você terá que pular nesse cavalo arisco, agarrar-se a seus pelos obstinadamente tentando manter-se firme enquanto ele corre ligeiro por pastos desconhecidos, ou perdê-lo para sempre. Mas aqui você sempre poderá culpar o destino, as linhas tortas de Deus que fizeram o cavalo rápido demais. É preciso menos coragem para dizer sim do que para dizer não.

Você vai precisar de coragem para encarar a solidão. E não se iluda: você está sozinho. Isso não significa que não haja pessoas importantes ao redor, aquelas com quem você divide suas preciosas horas. Mas elas não podem pensar ou agir por você. Tão pouco decidir ficar ao seu lado até que tudo para você tenha acabado. Não porque não queiram: simplesmente, por uma lógica difícil de decifrar, não cabe a elas decidir.

Pare de armazenar comida e comece a guardar coragem. Recolha-a nas pequenas dificuldades e nos heróis desconhecidos, cate nas ruas, dos mendigos que já sabem tanto de solidão, peça um pouco dos milionários bem sucedidos e daqueles que viveram um grande amor, não tenha medo de emprestar das famílias felizes – elas serão as últimas a dizer não. Faça um armário bem grande e encha com tudo que conseguir, CORAGEM, muita coragem. Você vai precisar.

Nenhum comentário: