quinta-feira, 18 de março de 2010

Pessimista não, realista.

Algumas vezes as semanas passam sem que me ocorra uma só idéia que dê vontade de dissecar, e deixo o blog em branco, com memórias velhas e praticamente solitárias, com pouco ou nenhum leitor. Noutras elas vêm em pencas, maduras e loucas para servirem de alimento a qualquer mente que se dê ao trabalho de chegar até aqui. Essa é uma delas.
Então, para não embaralhar tudo, como minha mente adora fazer, escolhi uma só idéia, aquela que mais me incomoda – afinal, este é um blog egocêntrico.
Sempre fui realista. Mas as pessoas à minha volta insistem em chamar isso de pessimismo. Na onda dos livros de auto-ajuda, segredos, neurolinguística e outros blábláblás do gênero, quase pensei que estava virando a gota de óleo perdida na piscina olímpica. Quase. Mas, como realista que sou, sei que o mundo baseia-se em equilíbrio – mesmo que precário – e tudo tem, no mínimo, dois lados (exceto uma linha, diria um espertinho, e eu responderia: não me venha com xurumelas que não estou a fim de discutir geometria!). Então, nesse embalo de procurar pelo outro lado da moeda, eis que me deparo com uns posts muito interessantes abrangendo justamente esse ponto de vista! (Deixa eu contar um segredo: não sou realista. Sou otimista. Vejo o copo com água pela metade, mas sei que, no fundo, tudo vai dar certo. Só não espalha ainda – vamos criar uma reputação de cada vez). Os posts são do @raraujo28, antes que eu me esqueça de mencionar.
Por que sou realista? Porque quem se recusa a ver uma situação em sua totalidade não enxerga possíveis problemas. E, sem enxergar possíveis problemas, não pode se antecipar a eles, evitando-os. Simples assim. Essa máxima é especialmente útil se você trabalha ou pretende trabalhar com organização de eventos. Não há na face da Terra uma área onde ocorram tantos imprevistos quanto esta. Já escapei de algumas ciladas só por conseguir prever com antecedência coisas que não funcionariam. Isso não é ser pessimista, é ser prática. Aí o Sr. Espertinho vai me dizer: problemas não existem se você acreditar firmemente que tudo vai dar certo. Hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha.. é... hehehehehuahuahuahua.. bom, hehehehe, tem gente que acredita em Papai Noel...
Vou terminar o post por aqui hoje, porque as outras idéias estão me pinicando e está difícil me concentrar. Mas faça um favor para você mesmo e leia “O Golfinho Benevolente e a Vitória da Auto-Ajuda” (http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2010/03/o-golfinho-benevolente-e-a-vitoria-da-autoajuda.html), “Do pessimismo calvinista ao otimismo paralisante” (http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2010/03/do-pessimismo-calvinista-ao-otimismo-paralisante.html) e “O motor do consumismo e a morte da iniciativa” (http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2010/03/o-motor-do-consumismo-e-a-morte-da-iniciativa.html). São posts, não livros. E, se você é um otimista nato, não devem abalar sua fé, apenas iluminar seu senso crítico. Lembre-se que, no fim, tudo vai dar certo.

Nenhum comentário: