terça-feira, 6 de maio de 2008

O que é a pressa associada à falta de leitura. Esses dias alguém aqui da empresa enviou um e-mail para todo um grupo pedindo uma informação - que devia ser retornada só para ele. 95% das pessoas que recebeu o e-mail respondeu para todo o grupo, que é constituído assim de umas 200 pessoas, em média (se não mais). Resultado: caixa cheia de e-mail inútil o resto do dia. E pior: claro que teve gente muito indignada com a falta de atenção dos colegas, e essa gente começou a mandar e-mail pro resto da turma pedindo pelamordedeusparemcomisso! A coisa se multiplicou, a turma dos indignados toda resolveu se manifestar (exceto eu, que fiquei me coçando para não clicar no "responder a todos") e mais uma torrente de e-mails invadiu a caixa postal... Incrível, impressionante! Como é que desaprendemos tão rápido a ler e interpretar textos? Ou a prestar atenção, só um pouco? Ou a pensar que o mundo não gira ao redor do nosso umbigo? Te contar, isso é gente letrada, com faculdade e até mais. Imagina o coitadinho que não passou do ensino fundamental...

Um comentário:

Rogério disse...

Isto é a geração TV, que toma conhecimento das coisas com flashes de 3 minutos, que não se digna a ler um jornal, um livro. Como vai aprender a compreender um texto se estão acostumados a receber mini-resenhas dos assuntos na televisão. O que acontece agora também é a internet. A velocidade com que as notícias são veiculadas (antes de verificar a sua veracidade e de se ter tempo para elaborar um texto decente) faz com que as pessoas se acostumem a ler cada vez menos sobre as coisas. O pior é o alfabeto criado pela geração TV/Internet. É uma enxurrada de simbolos e palavras cortadas (hj vc tc kualker coisa).
É triste que temos cada vez meios de comunicação efetivos (sim, TV, internet,e-mail são maravilhas), mas nada são sem a cultura mínima e a vontade de comunicar, que sempre será do emissor e do receptor. Se estes não tiverem a mínima noção de como se comunicar, nada acontece não importa o meio de comunicação.