terça-feira, 11 de setembro de 2007

Disneylândia para adultos


Tinha até uma quase montanha-russa. Assim foi nosso passeio para Bento Gonçalves e arredores no último feriadão. Está quase virando uma tradição: todo 7 de setembro uma vinícola. Quer dizer, dessa vez foram várias. Isso deve valer para os próximos 6 anos, acho.

Já disse um turista nesses sites de roteiros turísticos: Bento Gonçalves é a Disneylândia dos bebuns. Um comentário muito justo. E, se você pensa que as degustações são só uns golinhos de vinho, está muitíssimo enganado: algumas vinícolas deixam até as garrafas à sua disposição, para beber o quanto quiser. Com a vantagem de poder conversar com o dono do lugar em várias ocasiões, conhecer a história do vinho que se está tomando, como foi feito, quais os processos que sofreu para chegar até aquele ponto, com aqueles aromas e sabores tão distintos.

Claro que tive que abrir uma exceção nessa minha nova vida de abstêmia, mas algumas experiências merecem o risco. Ah, e a quase montanha-russa fica em Canela, e passa no meio da mata, vale a pena até para quem tem medo de altura, como eu. Fora que Gramado é o ó do borogodó. Uma cidadezinha pitoresca, toda bonitinha, bem cuidada, acolhedora, enfim. Outro programa que vale a pena é visitar a loja da Tramontina em Carlos Barbosa. Todos os produtos com 20% de desconto, além de uma sessão de produtos de 2ª mão pela metade do preço, e você não consegue achar o defeito.

3 dicas importantes para quem quer fazer essa viagem: leve dinheiro, porque você vai gastar. Não leve crianças. Como bem comentou um menino no saguão do nosso hotel, “não tem nada para eu fazer aqui”. Eles ficam de saco cheio, e acabam deixando os adultos ao redor de saco mais cheio ainda. A 3ª dica é em relação às estradas: leve a sério os avisos de fiscalização eletrônica, e não espere uma plaquinha 100 metros antes avisando onde fica o pardal. Acredite, eles existem. Palavra de quem levou multa.

Para terminar, como dizia aquela música antiiiiiiiga: “Vou voltar, sei que ainda vou voltar....”

Nenhum comentário: