sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Dicas para se tornar uma das Melhores Empresas para se Trabalhar

A nova moda entre as empresas brasileiras agora é figurar no guia das Melhores para se Trabalhar da revista Exame/Você S.A. Por que as empresas querem estar lá, se tem tanta gente procurando emprego? simples: tem vagas sobrando no Brasil, o que falta é profissional qualificado. Procura emprego quem não conseguiu ou não quis estudar. Em se tratando do nosso país, as duas hipóteses são válidas. E os poucos que têm qualificação são disputados com unhas e dentes pelas organizações. Outra versão da teoria (do porque as empresas querem estar no Guia) é que é mais fácil manter os profissionais na empresa - que já conhecem as regras, estão adaptados à cultura e capacitados para as atividades - do que treinar profissionais novos (alguns levam mais de um ano para ficarem "no ponto" e usarem todo seu potencial).

Mas, para variar, divaguei. O que eu queria mesmo é dar a minha contribuição para as melhores práticas das melhores (ou futuras melhores) empresas para se trabalhar. Afinal, creche, plano de saúde, ginástica laboral e vale refeição todo mundo tem. Você, diretor de rh que lê esse blog (pausa para um ataque de megalomania desta que vos escreve) anota aí para colocar no próximo plano estratégico:

a) Sala do descarrego: essa é uma idéia simples e barata para aliviar o estresse da rapaziada. Libere uma daquelas salas de reunião que só servem para o pessoal bater papo e almoçar e forre com um isolante sonoro (dizem que caixas de ovos fazem milagres nesse sentido). Pendure um saco de box bem no meio da sala. Do lado de fora da porta, pendure uma plaquinha com a inscrição “ocupado” de um lado e “livre” do outro. Pronto. Agora, cada vez que um funcionário, ops, esqueci, é colaborador, estiver fulo da vida com aquele fornecedor que não fez a entrega na hora certa, ou com o computador que resolveu pifar, ele pode entrar na sala e bater no saco de box até liberar todas as suas frustrações. Ou simplesmente gritar, o que achar melhor (liberdade de escolha é outro fator muito bem visto entre os funcionários – você pode ganhar uns pontos no Guia com isso).

b) Sala do soninho: outra alternativa para aproveitar aquela sala de reunião que só serve para filosofar. Tire as cadeiras, mesas e quadros da sala e instale uns ganchos na parede. Pendure várias redes nos ganchos. Para melhor aproveitar a sala, distribua almofadas no chão. Está feita a sala do soninho, que seus colaboradores podem usar depois do almoço ou a hora que der na telha. Acredite: sem sono, eles vão trabalhar muito melhor. Ah, não esqueça do ar condicionado no verão e aquecedor no inverno. Benefício pela metade ninguém merece...

Nenhum comentário: