segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Novos e Velhos Caminhos

Sempre acreditei em heróis perfeitos. E isso não diz respeito à força física - talvez por minha eterna falta de coordenação o corpo nunca foi o centro de minhas imaginações. Mas pensei sim que as grandes figuras da história guardassem mais coerência entre vida e princípios. Mania besta de pensar que o resto do mundo pode ser tão diferente de mim. Se reconheço minha imperfeição, bem poderia saber que ela faz parte de cada um, até dos que têm coragem de enfrentar as ditas verdades humanas.

Acontece que terminei 2010 lendo Os Caminhos de Mandela, do Richard Stengel. Altamente recomendado, assim como a leitura de livros inspiradores ao final e início de cada ano. Não que datas façam grande diferença, digamos que é apenas uma forma de organizar as metas de vida. Vi no livro um Mandela complexo, difícil de decifrar e ainda assim o grande líder a ser seguido, ao lado de Gandhi e outras tantas figuras dignas de nossa admiração. A citação do último post de 2010 (logo abaixo) encontrei lá.

Agora começo 2011 compartilhando a experiência e esperando que você algum dia leia com olhos atentos cada capítulo, em especial o primeiro. "Coragem não é ausência de medo" é o título.


"Nenhum de nós nasce corajoso, ele diz. Tudo está na maneira como reagimos a diferentes situações." (Nelson Mandela, por Richard Stengel em Os Caminhos de Mandela)


Nenhum comentário: