quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Debates e Embates

Já diz a sabedoria popular que política, religião e futebol não se discute. Vivo ignorando essa regra com os dois primeiros, e o terceiro só não entra na pauta porque dele não entendo nada mesmo. Debater é deixar que as portas da mente se abram para novas idéias, ter a coragem de arriscar perder velhos hábitos, testar crenças arraigadas. Fé não se decide em um debate, disse um comentário anônimo, e é verdade se você pensar que o conceito do termo abrange crença e confiança, duas palavras que não admitem questionamentos. Política, quem sabe. E futebol eu é que não sei.

Mas vou continuar falando de religião quando me der na telha e, se você for corajoso o suficiente, vai ouvir e pensar sobre o que eu disser. Talvez você simplesmente conclua que estou errada, talvez meus argumentos sejam fracos, talvez você me faça mudar de idéia, ou quem sabe eu mude a idéia sua. Ou então mudaremos todos, fruto não de argumentos meus e seus, mas de pedaços deles que façam brotar em nossas mentes um conceito novo. Quem sabe então, com debate ao invés de embate, encontremos juntos o Paraíso. Ou um homenzinho verde em seu disco voador.

Um comentário:

Rogério disse...

Débora.
Li seu texto "Deus, um delírio" e confesso que até escrevi o post, mas a idéia não parecia completa o suficiente para expressar o que queria dizer. Deletei.
Deus é uma questão de fé. Acredite que é por uma intervenção divina que as coisas acontecem, e se isso fizer bem para você (fiquei tentado a dizer "se fizer bem para sua alma") está jóia, tranquilo.
Debater, ter idéias contrárias, diferentes é que faz um pensamento completo. A unanimidade é burra, pois não aceita outra coisa a não ser a crença comum. O importante é respeitar todas as opiniões, pois não acreditar na mesma coisa que você não nos torna inimigos (ah, se árabes e judeus pensassem desta forma simples).
Estou com preguiça e sem inspiração para falar neste ano. Muita coisa acontecendo e a inspiração está cedendo lugar a outras coisas. Como tudo na vida, é passageiro. Logo deverei postar alguma coisa que valha a pena (estou com uma lista de coisas inacabadas no blog, sem publicar).
Abraço.
Rogério.