sexta-feira, 2 de outubro de 2009

#Rio3016

O título é esse mesmo, não é pau do blog. Mesma hashtag do Twitter, para dar continuidade aos protestos. Vamos lá:

Os cariocas que me perdoem, mas o Rio mal tem hospitais para atender a população e estão querendo investir em novos estádios? Deixem as Olimpíadas para quando tivermos menos problemas sociais para resolver, caramba! O verão tá chegando, os mosquitos da dengue vêm junto, e logo vai faltar médico pra tratar esse povo. Isso fora as favelas sem infraestrutura, o lixo nas ruas, a falta de segurança, as eternas enchentes... E aposto que não vão ter dinheiro para resolver tudo isso, nem agora, nem daqui há 7 anos. Por que cargas d'água não se mobilizam com o mesmo afinco para tornar a cidade um lugar melhor de se viver?

Quando era criança eu tinha o mau hábito de assistir às novelas da Globo, e sonhava em conhecer o Rio de Janeiro. O Cristo Redentor e a vista para aquelas praias, na tv, faziam a cidade parecer realmente maravilhosa. E tinha até música exaltando isso! Acabei indo pra lá numa excursão da escola, já com 14 anos. Sujeira, trânsito, assaltos. Decepção total. E duvido que tenha melhorado.

Aí vêm aqueles espertinhos dizendo que, com o pretexto da Olimpíada, tudo vai melhorar. Mas a que custo? E quanto do dinheiro desembolsado vai realmente parar na cidade, ou refletir em novos negócios para o resto do país? Deixando a hipocrisia de lado, sabemos todos que vão superfaturar as obras, que boa parte do que for destinado ao projeto cairá no bolso de certos políticos e outro tanto de empresários.

Agora, a pergunta que não quer calar: por que precisam de uma Olimpíada para resolver os problemas da cidade? Não é mais simples - e mais barato - resolver tudo sem ter que se preocupar em construir estádios, hotéis e outra parafernália de estruturas? Deixem o ego de lado e usem o cérebro...

Rio 3016! Até lá, teremos um país com condições de sediar uma Olimpíada.

(Enquanto escrevo, acompanho as notícias no Terra sobre a votação - agora parece que sobraram Madri e o Rio de Janeiro... no more comments)

Nenhum comentário: