quinta-feira, 30 de julho de 2009

Era da Transparência (e da velocidade)

Quando pensei neste post não havia me dado conta de que o conceito já existia (tem até livro abordando o assunto). Mas vou falar do mesmo jeito, está acontecendo e tem muita, muita gente mesmo que ainda não se deu conta. Estamos entrando na Era da Transparência.

Isso mesmo: agora as "eras" não surgem mais de séculos em séculos - são anos, e arrisco dizer que logo serão meses - de intervalo entre uma "era" e outra. Coitadas das crianças - as aulas de história serão intermináveis...

Deixando de lado os comentários que não servem para nada, vamos analisar melhor o que é esse negócio afinal de contas.

Era da Transparência quer dizer que hoje quase tudo que acontece no mundo está disponível em tempo real, mas também - e principalmente - que todos podem contestar tudo em tempo real. Um exemplo bem didático: ninguém mais vai acreditar em Papai Noel porque, se a mídia disser que ele existe, milhares de pessoas vão twittar, postar, multiplicar mensagens explicando o porquê dessa idéia não fazer o menor sentido! Consegue imaginar o potencial disso? É a mídia social fazendo seu papel de revolucionar o mundo - e acabar com a pizza no Congresso (tudo bem, exagerei, mas todos temos o direito de sonhar).

As empresas já começam a ser afetadas - e elas não entenderam que tudo mudou. Para não ficar só no falatório, basta lembrar do exemplo real dado essa semana pela União, Ministério Público e Procons de 24 Estados brasileiros, que moveram uma ação coletiva contra duas grandes operadoras de telefonia. Elas não seguiram o Decreto do SAC (Decreto 6.523/08 que determina regras para o atendimento aos clientes nas empresas) e o povo reclamou.

Queremos qualidade, podemos cobrar e o Governo não tem mais como ignorar isso. Abaixo, trecho de um artigo publicado no www.1to1.com.br dia 29 de julho que explica perfeitamente essa nova realidade:

"Num mundo conectado não há alternativa senão prover atendimento de qualidade superior aos clientes. Investir no redesenho e na melhoria contínua da experiência do cliente traz um retorno muito superior a qualquer campanha de mídia, pois a imagem da empresa é construída pela opinião coletiva de seus clientes, com base em sua experiência individual."

A imagem da empresa é construída pela opinião coletiva de seus clientes! Não basta mais fazer propaganda - agora a opinião, a nossa opinião, faz diferença. Estou adorando essa nova Era!

Nenhum comentário: