terça-feira, 3 de março de 2009

Você é extrovertido, introvertido, sensorial, intuitivo, pensador, sentimental, julgador, perceptivo ou um pouquinho de cada? Há um ano descobri não lembro como um teste de personalidade bem interessante. Hoje, por alguma coincidência do destino, enviaram-me o link da página que tem esse teste - a mesma que acessei da primeira vez. Não lembrava mais do resultado, então, reli o texto (que fica gravadinho lá, é só digitar login e senha pra acessar). Sabem que foi bem assertivo? Não sei o caro leitor, mas eu, pessoalmente, adoro essas coisas. A gente sempre aprende um pouco sobre quem somos, ou sobre quem não somos. Como ando um pouco esquecidinha, há o risco de já ter publicado um post sobre isso neste blog. Neste caso, ignorem. Mas, se você é leitor recente ou se eu não tiver mesmo publicado nada, acesse o link abaixo e faça o teste - é gratuito e vale a pena. E eu não estou ganhando um centavo pela propaganda. :)

2 comentários:

Rogério disse...

Débora, fiz o teste (que longo) e não é que bateu mesmo?
Você vive num mundo de fatos e de necessidades concretas. Sua cabeça está no presente, com sua mente analisando constantemente seu ambiente pessoal para garantir que tudo esteja funcionando bem e de uma maneira sistemática. Você honra as tradições e as leis, e tem uma clara noção de suas normas e crenças. O negócio é que você espera o mesmo dos outros, e acaba não tendo paciência nem compreendendo as pessoas que não valorizam esses seus sistemas. Valorizando competência e eficiência, você gosta de ver resultados rápidos para seus esforços.
Você é uma pessoa que gosta muito de assumir o comando das coisas, e é muito bom nisso. Com uma visão tão clara da maneira como as coisas deveriam funcionar, você assume cargos de liderança com naturalidade, usando de toda a sua autoconfiança e agressividade. Assim, você é uma pessoa extremamente talentosa em desenvolver sistemas e planos de ação, e capaz de ver que passos são necessários para se cumprir uma tarefa. Você também pode ser muito rígido e crítico com as pessoas, pois possui valores tão fortes, acarretando numa tendência a se expressar sem reservas (sem “papas na língua”) se você vir que alguém não está se comportando ou produzindo à altura dos seus critérios. O lado bom disso é que pelo menos suas críticas são fáceis de entender, pois você vai direto ao assunto, fazendo comentários sempre muito honestos.
É importante ressaltar aqui que pessoas como você são os típicos cidadãos-modelo, os pilares da comunidade, pois você encara seus compromissos com seriedade, seguindo suas próprias normas de cidadania com rigor. Ao mesmo tempo, você é uma pessoa que tem prazer em lidar com outros e em se divertir, podendo ser bastante animada e divertida em eventos sociais—especialmente em atividades voltadas à família, à comunidade, ou ao trabalho.
Gostaríamos de avisar que você também precisa tomar um pouquinho de cuidado com sua tendência a ser rígido (duro) demais com as pessoas, e a ser detalhista ao extremo quando você está focado em algo. Como você põe tanto peso em suas próprias opiniões e crenças, é importante que você aprenda a valorizar mais as maneiras com que outras pessoas vêem essas coisas—você pode acabar aprendendo algo novo. E se você não der atenção ao seu lado sentimental, você pode também ter dificuldades, como a de não conseguir preencher as necessidades de intimidade das pessoas à sua volta, e, sem querer, acabar por magoá-las, fazendo com que se distanciem se você insistir em aplicar uma razão lógica a situações que reclamam a existência de uma sensibilidade emocional maior.
Vamos falar de estresse agora: quando abatido por uma situação estressante, você acaba freqüentemente se sentindo isolado das outras pessoas; sente-se como se você não fosse compreendido e valorizado o suficiente; como se as pessoas vissem seus esforços como nada mais que sua obrigação. Apesar de que normalmente você é bastante falante e não tem problemas para se expressar, sob estresse você pode ter dificuldades em transformar seus sentimentos em palavras, e, assim, em comunicá-los às outras pessoas.
Valorizando segurança e ordem social acima de tudo, você se sente obrigado a fazer tudo o que puder para melhorar e promover esses fatores: você corta sua própria grama, vota, participa das reuniões de escola do seu filho e da associação do bairro, e geralmente faz o que puder para promover a segurança pessoal e social sua e de sua família.
Como você também é uma pessoa muito esforçada, geralmente faz tudo o que acha que deve ser feito no seu trabalho, casamento e comunidade, gastando uma boa quantidade de energia nisso. Você é uma pessoa consciente, prática, realista, e confiável. Mas cuidado: ao mesmo tempo que você é muito responsável no cumprimento dos seus deveres para atingir e para defender suas metas e causas, você pode acabar tendo dificuldade de conseguir reconhecer ou valorizar a importância de qualquer meta que esteja além das que você já estabeleceu como práticas. Tente manter a mente um pouco mais aberta para reconhecer a importância prática dessas tarefas, e mais cedo ou mais tarde você acabará se surpreendendo pelo aumento de clareza e de segurança que isso trará para sua vida.
Isso é o Rogério puro !!!

Débora disse...

Hehehehehe! Legal, né? Do meu diagnóstico, basta dizer que fui classificada como "uma pessoa complexa". 100% de acerto.