quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Após uma semana de ausência, cá estou novamente. E, ao invés de descarregar os pensamentos que me rodeiam nos últimos dias, vou falar do Chile. Porque seria uma injustiça não comentar o que esse país tem de bom, tendo passado uns dias por lá.

Começo pelo básico: o sistema de transporte (ao menos de Santiago) é excelente. O metrô te leva para os principais pontos da cidade, é rápido, limpo, barato e eficiente. Os ônibus assustam um pouco pela aparência, e não posso comentar, pois não usei. Mas os metro buses (leia-se microônibus) são muito bons.

Sou obrigada a abrir um parágrafo (porque um parêntese seria pouco) para comentar a porcaria de serviço de transporte que temos no Brasil. Em Joinville os ônibus (a maioria, mas não todos) até que são limpinhos, confortáveis. Só. A tarifa é absurdamente cara se comparada a de cidades muito maiores e invariavelmente você é obrigado a transitar em pé, disputando lugar com mais uma dezena de pessoas que tentam se equilibrar entre um ponto e outro. Sem falar nos motoristas, que de profissionais têm muito pouco. E na falta de cortesia comum aos prestadores de serviço dessa área. E no tempo que se fica esperando para pegar um ônibus (algumas vezes, leva-se mais tempo transitando de ônibus dentro da cidade do que se levaria para ir a outro município). Enfim, uma vergonha. Fecha parágrafo.

Voltando ao delicioso Chile, esquiar é uma delícia, mas demooora para se aprender a equilibrar naquilo. Ah, descobri que neve queima muito, mais que praia. Na prática, se é que vocês me entendem. Então... tem muito mais para contar. Mas fico por aqui hoje. Tenho que voltar para a realidade agora...

Nenhum comentário: