sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sobre a Fé

Posso estar muito errada - e isso só a morte me dirá - mas não consigo acreditar em um Deus punitivo, mau, o Deus do Velho Testamento. Também não acredito no Deus da prosperidade, que quer ver você num carro zero ou com uma casa na praia. Não creio em orações para obter vantagens pessoais relacionadas ao consumo. E, sobretudo, não acredito num Deus barbudo sentado em um trono cercado por anjos de todas as hierarquias.

Queria acreditar. Sério. A vida é mais simples assim. Já dizia minha professora da terceira série: "um dia vocês vão duvidar de tudo isso. Vão saber cada vez mais e, com o conhecimento que adquirirem, vão deixar de acreditar. Lembrem disso, e não percam a fé". Bom, não eram exatamente estas as palavras - até porque faz tanto tempo que fica difícil guardar tudo ao pé da letra - mas o sentido garanto que foi transmitido fielmente.

Deus, se houver reencarnação - na qual também gostaria de acreditar, mas que perde o sentido quando penso que a quantidade de pessoas no mundo só aumenta de um ano para o outro (de onde surgiram essas almas que não estavam aqui antes?) - faça-me nascer com menos senso crítico. Na próxima vinda, se ela existir, "só quero ser feliz e mais nada". É possível?

Um comentário:

Rogério disse...

Débora, Deus é uma questão de fé.
Ele está em mim, em você, em todos os que querem um mundo melhor.
Todo o conhecimento que adquirimos na vida nos faz pensar melhor no Deus que está na bíblia. É um Deus escrito por pessoas. Conta a história de um povo. Verdade, mentira? Não sei. Deus é uma questão de fé e sempre será.
Construímos o Deus que queremos. Queremos um Deus severo do primeiro testamento? Queremos o Deus conciliador e misericordioso que Jesus representa? Queremos um Deus que não exige sacrifícios? Queremos o Deus da televisão e do oferecimento de ofertas em troca de favores? Cabe a nós escolher.
Todos acreditamos em Deus. O que acontece é que canalizamos Deus naquilo que amamos fazer.
A questão do ceticismo é normal, aprendemos a colocar a fé nas questões íntimas de nosso ser, e analisamos as coisas sob o prisma de nosso conhecimento. Quanto mais achamos explicações para as coisas, mais Deus fica íntimo e dentro das pessoas.
O que não podemos fazer é esconder Deus tão dentro de nós, que esqueçamos de mostrar que ele está conosco, através da solidariedade, da caridade, da ajuda aos outros. O que nos faz de fato imagem e semelhança do Deus que está na bíblia.
Mas, como falei antes: Deus é uma questão de fé, e como tal deve ser tratada. Cada um tem uma forma singular e única (como cada pessoa o é) de mostrar o Deus que carrega.