quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cadê a Multidão?

Estudo publicado pela Carnegie Mellon University concluiu que um pequeno número de usuários é responsável pela maioria das classificações de produtos em sites como Amazon, por exemplo. Ou seja, cai por terra a teoria de que a "web 2.0" seria um espelho da opinião das multidões.

E onde afinal se pode conseguir uma opinião tão participativa? Seja na comunidade, no trabalho, na associação de bairro ou na igreja (com "i" minúsculo, para ser democrática) há sempre um pequeno grupo realmente envolvido, que organiza, transforma, molda opiniões e replica, e uma massa passiva preocupada em não se preocupar. O problema? Desde que não reclamem das consequências, nenhum. Pessoalmente não me envolvo em tudo, porque tudo é coisa demais para uma vida só. Mas cutuco umas feridas de vez em quando - tem coisas que a gente não pode deixar passar.

Matéria completa sobre o estudo em "The Dirty Little Secret About the Wisdom of the Crowds - There is No Crowd" no link http://www.readwriteweb.com/archives/the_dirty_little_secret_about_the_wisdom_of_the_crowds.php

Nenhum comentário: