sábado, 15 de agosto de 2009

Aprendendo francês

Sou daquele tipo de pessoa que fica angustiada quando não consegue entender alguma coisa. O "não saber" me dá a sensação de estar perdendo uma parte importante do filme, o refrão da música, a cereja do bolo. O que é muito bom, porque me fez aprender inglês e espanhol. E não consegui parar por aí.

Francês é a língua da vez (a rima não foi proposital, mas até que dava um slogan) e, como a palavra é colaboração, vão algumas dicas para improváveis leitores interessados nesse idioma tão cheio de boas maneiras:

1- Comece com os cursos gratuitos. Essa dica vale para uma porção de línguas, basta ter uma conexão à internet razoável, paciência para fuçar no Google ou escolher um dos cursos sugeridos neste post.

2 - A Publifolha tem um guia muito bom e prático para alunos de primeira viagem. Vem com livro e 2 cds de áudio, tem o vocabulário básico para uma primeira visita à França sem passar vergonha (como turista, claro). São aulas diárias com 15 minutos de duração - não tem como arranjar desculpa pra não fazer mas, se você acha que corre este risco, envolva outros membros da família na empreitada. Sempre tem um mais empolgado que não deixa o curso cair no esquecimento. Sai por cerca de R$ 69,00. Mais barato que uma mensalidade.

Alguns cursos grátis que já testei (uso esses cursos como apoio ao da Publifolha, mas é perfeccionismo meu - se você não tiver pressa, pode dispensar o guia).

FrancoClic - http://francoclic.mec.gov.br - feito pelo Ministério da Educação, usa muito o recurso dos vídeos com conversação. Tem gramática de apoio também. O lado ruim é que a conexão tem que ser realmente boa para conseguir assistir tudo.

Livemocha - http://livemocha.com - tem a modalidade grátis e opções teoricamente avançadas com custo. Atualmente estou testando a gratuita. As aulas misturam imagens, frases escritas e faladas, tem exercícios de fixação e você pode enviar textos escritos ou lidos para outros membros do site corrigirem. Bem interessante. Ah, se for se inscrever, não se deixe intimidar pela mensagem de cobrança que aparece no topo do site. Role a página e clique no link "continuar no curso gratuito" ou mensagem parecida que vai aparecer lá no finzinho do texto.

Vou ficar devendo um comentário sobre o terceiro site que testei - não lembro o nome agora e o link está em outro computador (o Google também não está ajudando). Em minha opinião o melhor, mas só tem uma aula de francês disponível. Por algum motivo desconhecido parece ter sido abandonado por seus criadores. Uma pena. Mas vale muito fazer essa primeira aula para aprender conceitos básicos. Amanhã ou segunda publico o link.

Nenhum comentário: