domingo, 10 de fevereiro de 2008

Em tempos de internet, a palavra, discretamente, perde seu poder. Já não valem mais os acordos feitos “no fio do bigode”. Se você não puder provar o que lhe disseram, é como se nada tivesse acontecido. Assim seguem nas empresas as ordens superiores, os avisos, alertas, tarefas a cumprir: se não há um e-mail onde se relata por escrito o que foi dito, então, nada foi dito. Lavam-se as mãos, transferem-se as responsabilidades.

Tudo tem que ser provado ou perde a validade. O que se diz não tem mais valor. É a perda gradativa da dignidade humana. Que mundo nos espera nessas gerações que não conhecem a vida sem registros? Fotos, filmes, documentos – tudo digitalizado e guardado para provar o que quer que seja num futuro provável. Que humanidade é essa tão mutante, tão difícil de prever, que ocupará a Terra dentro de poucos anos?

Um comentário:

Rogério disse...

Sim, estamos vivendo uma era em que temos meios demais e comunicação de menos. A arte do encontro deixou de ter valor, agora como ficamos cada vez mais distantes, a conversa e o "olho no olho" se tornaram raros, e quando acontece um encontro, tem que ser comprovado (falta de prática da conversa, do comprometimento "fio do bigode"), onde o falado era de fato acertado, e questão de honra para os que prometeram.
Como já disse, a comunicação nos permite falar mais, mas a arte do encontro é que dá o peso para o relacionamento humano.