Terceiro dia em Paris – de visitas, oficialmente o segundo. Rumamos à Ile de la Citè, no meio do Sena, onde os primeiros habitantes da cidade começaram a construí-la. Não dá para perceber que é uma ilha, a menos que você olhe de cima.
Atravessando a Pont Neuf (Ponte Nova) encontramos construções históricas de Paris, como a Notre Dame, o Palácio de Justiça e a Saint Chapelle, além de uma cripta arqueológica (sob o pátio da Catedral de Notre Dame) com os restos de construções que datam da ocupação romana e período medieval.
A Catedral de Notre Dame é uma das mais antigas da França, e sua construção durou pouco mais de 100 anos – isso, somado a eventos como a Revolução Francesa, fez com que sua estrutura reunisse estilos arquitetônicos diversos, com predominância (suponho eu) do gótico. Sua construção iniciou em 1163 e terminou em 1267, diz a Wikipédia.


Para o orçamento: o ingresso na Notre Dame é livre e não há controle de entradas e saídas – apenas, como na maioria dos locais históricos, não se pode tirar fotos com flash. Na Saint Chapelle paga-se 8 euros pela visita e na cripta arqueológica, se bem me lembro, o valor da entrada é de 4 euros.



Como dizem os guias, Paris é uma cidade para ser percorrida a pé ou de metrô. Ficamos com a primeira opção por mais uns quilômetros, passando pelo Parthenon e visitando o belo Jardim de Luxemburgo. Aqui temos que agradecer aos céus pelo outono europeu.






Para quem tem medo de altura, o terceiro andar e o último são cheios de grades – mesmo se quisesse, você teria muito trabalho para cair de lá. A vista é linda, dá para ver a cidade toda e no teto no último andar você encontra as distâncias da Torre para cada país do mundo, na direção em que o país está. E, se quiser comemorar a visita, há ainda uma banquinha vendendo champanhe. Chiquérrimo!
Para o orçamento: são 13 euros por pessoa para ir até o último andar, e 8 para ir até o terceiro. Para subir de escada fica por 4 euros (ou algo em torno disso).
Final da Parte II. Aguarde os próximos posts, que ainda tem muita história pra contar.
Um comentário:
Maravilhoso !!! Único!!
Postar um comentário